Vantagens de um Software de Gestão de Ponto

Desde 2021, o ponto digital foi incluído na categorização de Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs). Assim, tornou-se oficialmente uma opção não apenas para o controle de ponto, mas também para o tratamento desses registros. O controle de ponto digital tem se tornado cada vez mais relevante para diversas empresas que buscam se modernizar.

Porém, quais as vantagens de adotar esse tipo de controle de ponto?

Para responder a essa pergunta, organizamos uma lista com os principais benefícios do controle de ponto digital.

 

1. Precisão e redução de erros

A transição para o controle de ponto digital significa uma despedida das inconsistências associadas a métodos manuais de registro de ponto. Isso porque a tecnologia ajuda a eliminar erros de cálculo, esquecimentos e até mesmo fraudes involuntárias. Além disso, o controle de ponto digital permite registros mais precisos, inclusive com geolocalização. Assim, a coleta de dados acontece de forma mais precisa e consistente, o que contribui para a conformidade legal e, também, para um controle mais completo da jornada de trabalho.

 

2. Automatização de processos

Com o controle de ponto digital, o tempo utilizado para a gestão de jornada de trabalho se torna significativamente menor. Isso porque, por meio de software ou aplicativo de registro de ponto, processos como cálculo de horas extras, configuração de escalas de trabalho e geração de relatórios são automatizados, eliminando o uso de planilhas.

 

3. Gestão de jornada flexível

Em um mundo profissional em constante evolução, a rigidez das jornadas de trabalho tradicionais está dando lugar a uma abordagem mais flexível e adaptável. Nesse contexto, o controle de ponto digital permite configurar e gerenciar jornadas de trabalho flexíveis, permitindo aos colaboradores e à gestão o acompanhamento do tempo trabalhado mesmo fora das jornadas de trabalho mais tradicionais.

 

4. Conformidade legal

A conformidade legal é uma preocupação fundamental para qualquer empresa, e a gestão da jornada de trabalho é uma área particularmente sensível a regulamentações trabalhistas. Nesse sentido, o controle de ponto digital pode ajudar a atender e facilitar a conformidade com as leis trabalhistas, uma vez que a automação minimiza o risco de erros e aumenta a precisão da coleta de dados. Além disso, a criptografia das informações garante segurança dos dados de acordo com a LGPD. Já o armazenamento destes em nuvem, por sua vez, permite que a guarda das informações por quanto tempo for necessário, atendendo às exigências da legislação trabalhista.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!