O relógio de ponto facial é um dos mais seguros disponíveis no mercado, pois trabalha com biometria, reconhecendo as características faciais e únicas de cada colaborador, assegurando que somente ele poderá bater seu ponto.
Ele funciona de modo semelhante ao relógio biométrico que faz a leitura da digital. Porém, neste caso, o funcionário deverá mostrar o rosto para que realize o reconhecimento.
Como funciona o relógio de ponto facial?
O relógio de ponto facial funciona através da leitura biométrica da face de cada um dos funcionários cadastrados.
O rosto humano tem, no mínimo, 800 pontos nodais que podem ser usados no processo de reconhecimento biométrico. A tecnologia é tão avançada que consegue reconhecer os rostos mesmo se a pessoa estiver usando chapéu, óculos ou máscara (como aconteceu na época da pandemia de Covid-19).
Os equipamentos modernos, ainda, contam com sistemas capazes de evitar fraudes. Porque conseguem reconhecer se o rosto é de uma pessoa ou de uma fotografia.
Assim, para funcionar, a empresa deverá cadastrar previamente fotografias do rosto de cada funcionário. Esses dados são transformados em códigos pela máquina e lidos a cada tentativa de identificação.
Quais as vantagens do relógio de ponto facial?
O relógio de ponto facial é uma alternativa moderna e tecnológica, que traz muito mais segurança na hora de bater o ponto.
Assim, é praticamente impossível burlar esse sistema, o que evita que outros funcionários batam o ponto para o amigo, por exemplo.
Além disso, o sistema é muito fácil de usar e conveniente, porque o colaborador apenas terá que aproximar o rosto da máquina. Evitando dificuldades como acontece com a leitura da digital, que nem sempre funciona com todas as pessoas.
Em tempo real, os profissionais do RH podem acompanhar as marcações de cada jornada e monitorar a assiduidade de cada funcionário ou gerar relatórios sobre determinadas equipes e até de toda a empresa.
Essa é uma tecnologia de ponta, moderna, segura e de acordo com a legislação trabalhista atual. Desde que, claro, seu relógio de ponto siga as normas estipuladas na portaria 671, como a emissão do comprovante do ponto ao trabalhador.
Dependendo das características da solução, ainda podem existir outros benefícios, como:
- compatibilidade com diferentes softwares do RH, tornando mais fácil gerir dados e automatizar funções;
- múltiplas formas de registro do ponto, sendo que a tecnologia pode estar presente tanto no relógio físico na empresa, como via aplicativo;
- permite a integração com a folha de pagamento, trazendo mais agilidade ao RH e segurança jurídica.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de venda.