Você já deve ter ouvido falar sobre o relógio de ponto digital, certo? Se ainda tem dúvidas se deve adotá-lo ou não na sua empresa, veja abaixo quais são os 5 principais benefícios desta tecnologia.
Fazer o cálculo manual das jornadas de trabalho de todos os funcionários na empresa e verificar o saldo devedor, horas a serem compensadas e o que deve ser descontado utilizando papéis e planilhas ficou no passado.
É por isso que surge o relógio de ponto digital. Uma maneira muito mais fácil de registrar a jornada de trabalho dos funcionários e contabilizar todas as informações necessárias durante esse processo.
Isso porque esta tecnologia torna-se uma aliada aos processos da empresa, permitindo maior qualidade do trabalho e redução de custos e prejuízos.
No entanto, se você ainda não entende como funciona o relógio de ponto digital, veja como é simples:
De forma geral, cada funcionário poderá bater o ponto online, por meio de um aplicativo que deverá ser instalado no seu smartphone ou tablet ou acessado via computador.
Isso significa que cada colaborador é responsável pelo seu registro de ponto, nas mesmas situações em que ele faria, caso fosse um relógio de ponto tradicional na entrada da empresa.
#01: O processo de marcação de ponto é mais fácil para os colaboradores
Na marcação tradicional, os colaboradores precisam fazer uma fila, esperar os colegas baterem o ponto, colocar a sua digital ou cartão e, somente depois disso tudo, é que a marcação do ponto acontece e ele poderá seguir para o seu trabalho.
Se a empresa possui 20 funcionários, este é um processo pouco demorado.
Por outro lado, se estamos falando de uma grande organização com mais de 500 funcionários, bater o ponto pode ser uma tarefa que levará muitos minutos, comprometendo a rotina das pessoas.
Neste sentido, o relógio de ponto digital permite que os funcionários possam realizar a marcação de ponto de qualquer lugar. Portanto, o processo será mais rápido, fácil e otimizado.
#02: Maior segurança no armazenamento dos pontos e redução de erros e fraudes
O relógio de ponto também permite maior segurança no armazenamento dos pontos, pois registra todas as informações na nuvem e utiliza tecnologia de ponta para assegurar que não haverão erros ou fraudes dos dados.
Como tudo acontece online, o time de RH não precisa coletar os pontos registrados em cada relógio ou depender de inúmeros papéis e planilhas para realizar a gestão e controle dos pontos dos colaboradores.
#03: Maior transparência e precisão dos dados armazenados
Se a gestão e controle de ponto são feitos manualmente, a possibilidade de erros é muito maior.
Afinal de contas, a equipe de RH precisará se dividir para analisar todas as informações, tendo que, manualmente, ter certeza que tudo foi registrado corretamente, o que acaba consumindo bastante da rotina da equipe.
Com o acúmulo dessa prática, a imprecisão no registro de dados poderá causar sérios prejuízos financeiros para a empresa.
É aí que entra mais um dos benefícios do relógio de ponto digital, afinal de contas a tecnologia permite o registro de horários exatos, além de fazer com que o colaborador registre com mais facilidade e evite o esquecimento.
Além disso, a equipe de RH tem acesso aos dados em tempo real, já compilados e armazenados. Sem precisar verificar horário por horário, o que otimiza e potencializa a rotina dos colaboradores.
#04: Flexibilidade e mobilidade nas marcações
Além dos pontos anteriores, um relógio de ponto digital também permite flexibilidade, autonomia e mobilidade aos colaboradores, desde que o seu gestor tenha delimitado a sua região como perímetro aceitável para a marcação do ponto.
Empresas que trabalham em formato home office, híbrido ou que possuem trabalhadores que precisam estar sempre fora do escritório, visitando clientes ou viajando, por exemplo, não conseguirão registrar o ponto na empresa, certo?
Portanto, o relógio de ponto digital permite que esses colaboradores possam registrar o ponto de qualquer lugar, horário ou dispositivo, sem nenhuma falha ou dano durante o registro das informações.
A única prerrogativa é que, através da geolocalização, o gestor determine a região onde o colaborador poderá registrar o seu ponto online.
#05: Otimização do trabalho dos profissionais de RH
Por fim, porém não menos importante, a adoção de um relógio de ponto digital também permite a otimização do trabalho dos profissionais de RH.
Afinal de contas, a equipe de RH terá acesso a dados em tempo real, já reunidos em gráficos fáceis de serem lidos e sem a necessidade de tarefas manuais, repetitivas e burocráticas.
Além disso, os benefícios vão além da equipe de RH, pois garante que não haja erros durante o registro do ponto e ajuda a empresa a evitar prejuízos por falta de organização.